FAQ

1. Quem pode sinalizar alunos para o SPO?

Todos os agentes educativos podem encaminhar alunos para o Serviço de Psicologia e Orientação e os próprios alunos podem dirigir-se ao SPO e pedir ajuda.


2. Quem pode sinalizar alunos com necessidades educativas especiais?

Quando existe uma suspeita de que um aluno possa ter necessidades educativas especiais e, assim, beneficiar do Regime Educativo Especial, a sinalização pode ser feita por iniciativa dos pais ou encarregados de educação; do conselho executivo da unidade orgânica; do diretor de turma; dos docentes ou de outros técnicos.


3. O que são  necessidades educativas especiais?
  
São necessidades educativas permanentes que decorrem de limitações ou incapacidades que se manifestam de modo sistemático em crianças e jovens quando comparados a outros na mesma faixa etária e que são inerentes ao processo individual de aprendizagem e de participação na vivência escolar, familiar e comunitária. 


4. O que é a Orientação Vocacional?
  
É uma experiência de exploração vocacional, onde cada aluno tem a oportunidade de se preparar para realizar escolhas relacionadas com o teu percurso formativo e com uma atividade profissional futura.

5. O que é a Vocação?
  
É o conjunto dos nossos interesses (o que mais gostamos de fazer, a inclinação e prazer que sentimos para o desempenho de determinadas tarefas) e das nossas aptidões (o que somos mais capazes de fazer, o jeito que revelamos para desempenhar uma determinada tarefa). 

 
6. Existe um programa de orientação escolar e vocacional na ESVN?
  
Sim, existe. Existe para os alunos do 9º e 12º ano. O programa para os alunos do 9º ano está integrado nas aulas de Cidadania e todos os alunos são convidados pelos seus Diretores de Turma a participar. O programa para os alunos do 12º ano decorre na Academia das Juventude e os alunos interessados devem inscrever-se através do SPO.    

Sem comentários:

Enviar um comentário